Levantamento aponta que mais de 6 mil escolas no Brasil ainda não têm água potável

Um levantamento com dados do Censo Escolar de 2024 revelou que 6.658 das 181.065 escolas de educação básica do Brasil, o equivalente a 3,67%, não possuem acesso à água potável. A situação afeta diretamente cerca de 744 mil crianças e adolescentes em todo o país.

As informações foram divulgadas pela coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, e fazem parte de um projeto conduzido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

Entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, representantes dos Tribunais de Contas e do CNMP realizarão visitas técnicas às escolas afetadas, com o objetivo de identificar causas e propor soluções para o problema de saneamento. A ação faz parte do projeto Sede de Aprender, criado pelo Ministério Público de Alagoas e firmado nacionalmente em 2023.

Segundo o conselheiro Cezar Miola, coordenador da Comissão de Educação da Atricon, a falta de água potável compromete tanto a saúde quanto o processo educativo: “Essa ação conjunta é um passo importante na construção de um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e acolhedor.”

O Sede de Aprender está alinhado à Agenda 2030 da ONU e busca a universalização do saneamento nas escolas por meio de ações educativas, formativas e de fiscalização. 

Fonte: Radar1 com informações do Bahia.ba

Imagens: Reprodução/Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REDES SOCIAIS