O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou, nesta terça-feira (22), as contas do deputado federal Ricardo Maia (PSD), referentes ao período em que o parlamentar foi prefeito de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia.
A decisão diz respeito à Tomada de Contas Especial nº 013.381/2021-0, instaurada para apurar a aplicação de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) no exercício de 2016.
De acordo com o relatório do TCU, “não houve comprovação da aplicação regular dos recursos repassados pela União”, o que caracteriza má gestão de verbas públicas destinadas ao transporte de estudantes da rede pública.
O processo foi relatado pelo ministro Augusto Nardes, que votou pela irregularidade das contas e pela aplicação de multa no valor de R$ 54 mil ao parlamentar.
Essa é a terceira vez que Ricardo Maia tem contas reprovadas, o que pode gerar consequências eleitorais graves, como o enquadramento na Lei da Ficha Limpa, tornando-o inelegível para as eleições de 2026. A decisão ainda cabe recurso.
Fonte: Radar1 com informações do Politica Livre
imagens: Reprodução/Internet