Na noite da última quarta-feira (30), um atendente do Centro Integrado de Comunicações da Segurança Pública (Cicom) recebeu um pedido inusitado em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Uma mulher, cujo nome não foi revelado, ligou para o número de emergência 190 pedindo uma pizza. Porém, o que parecia ser um engano era, na verdade, um pedido de socorro.
A mulher utilizou o código silencioso para alertar os agentes de segurança sobre uma situação de violência doméstica, sem levantar suspeitas do agressor que estava ao seu lado. O atendente do Cicom, ao perceber a gravidade do caso, acionou imediatamente uma viatura da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Vitória da Conquista).
Segundo o major Valmari Nogueira Júnior, coordenador do Cicom, a ocorrência foi atendida com agilidade e precisão. “Estamos realizando instruções constantemente para o atendimento de ocorrências como essa. Por isso, nosso atendimento conseguiu identificar o risco e agir de forma eficaz”, afirmou. O tempo total da ligação foi de apenas 1 minuto e 12 segundos.
Casos como esse reforçam a importância de treinar as equipes de emergência para identificar sinais não-verbais de vítimas em situação de risco, garantindo uma resposta rápida e eficiente.
Fonte: Radar1 com informações do atardeoficial
Imagens: Reprodução/Internet