A Polícia Civil da Bahia cumpriu três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão nesta terça-feira (19) durante a primeira fase da Operação Falso Crédito, em Serrinha. A ação visa desarticular um esquema de estelionato que vitimava idosos beneficiários do INSS.
Segundo as investigações, o grupo convencia aposentados a contratar empréstimos consignados para, em seguida, desviar os valores de forma ilegal. As investigações apontam que um dos suspeitos movimentou recursos em 181 contas bancárias. Por determinação da Justiça, mais de 200 contas vinculadas ao esquema foram bloqueadas.
Em entrevista aos radialistas Reny Maia e Dida Negrão, o delegado James Feitosa explicou que os criminosos usavam dados bancários das vítimas para realizar transferências fracionadas. Entre os presos estão uma mulher e seu irmão, apontados como os principais beneficiários dos desvios.
O caso veio à tona após denúncias de idosos, com idades entre 70 e 80 anos, que identificaram movimentações atípicas em seus benefícios. Na operação, foram apreendidas munições, cartões, documentos em nome de terceiros e celulares, que serão periciados. Há indícios de que o grupo também praticava lavagem de dinheiro.
Os três presos permanecem à disposição da Justiça.
Fonte: Radar1 com informações do portalailtonpimentel
Imagens: Reprodução/Internet