Uma nova modalidade de golpe está preocupando especialistas em segurança digital e já fez diversas vítimas no Brasil. Conhecido como “Mão Fantasma” ou Golpe do Acesso Remoto, o esquema permite que criminosos invadam celulares e realizem transferências via Pix sem que a vítima perceba.
O golpe começa com uma ligação fraudulenta. Os criminosos se passam por supostos técnicos de bancos e convencem o usuário a instalar aplicativos de acesso remoto, como o TeamViewer ou AnyDesk, sob o pretexto de “verificar problemas de segurança”. Uma vez que o app é instalado e o código de acesso é fornecido, os golpistas assumem o controle total do celular.
Com o acesso remoto ao dispositivo, os criminosos navegam nos aplicativos bancários da vítima e fazem transferências via Pix diretamente para contas de laranjas, enquanto a pessoa sequer percebe o que está acontecendo.
Especialistas recomendam que nunca se instale aplicativos por indicação de atendentes desconhecidos e que qualquer solicitação desse tipo seja tratada com desconfiança. Em caso de suspeita, o usuário deve entrar em contato diretamente com o banco e registrar boletim de ocorrência.
Fonte: Radar1 com informações do correio24horas
Imagens: Reprodução/Internet