O historiador André Carvalho encontrou, em 10 de agosto, um importante sítio arqueológico com gravuras rupestres na localidade de Mariza, em Tucano, no interior da Bahia. A descoberta aconteceu durante uma trilha, onde Carvalho, mestre em História pela Uefs, percebeu os sinais nas rochas e, após análises de especialistas, confirmou a autenticidade das gravuras.
O local de difícil acesso onde as gravuras foram encontradas sugere que ele permaneceu inexplorado por muito tempo, o que pode ter contribuído para a preservação. André enviou as imagens para arqueólogos, que confirmaram tratar-se de tridígitos, um motivo gráfico recorrente na Bahia. Agora, ele busca apoio institucional, como o Iphan, para garantir a preservação do achado e possibilitar estudos mais aprofundados.
Além do valor histórico, o sítio pode atrair turismo cultural para a região, promovendo a preservação do patrimônio e fomentando a economia local. A importância da descoberta foi reconhecida por especialistas, que veem o potencial de enriquecimento sobre o conhecimento das civilizações que habitaram a Bahia.
Redação: Radar1 com informações do BahiaNotícias
Foto: Reprodução / Bahia Notícias / André Carvalho