A Polícia Federal (PF) concluiu as investigações sobre um esquema sistemático de fraudes contra consumidores em postos de combustíveis de Curitiba e da Região Metropolitana. A apuração é um desdobramento da Operação Tank.
O inquérito teve como objetivo comprovar as irregularidades e identificar os responsáveis por uma rede de cerca de 50 postos controlada por uma organização criminosa. Perícias realizadas nos estabelecimentos confirmaram a existência de duas principais modalidades de fraude utilizadas para lesar os clientes: a prática da chamada “bomba baixa” e a comercialização de combustível adulterado.
Segundo a PF, o esquema mantinha ligação direta com o crime organizado e com práticas de lavagem de dinheiro. As fraudes nos postos eram apontadas como a principal fonte de recursos de um sistema financeiro paralelo, que teria movimentado bilhões de reais.
De acordo com as investigações, o dinheiro obtido era ocultado por meio de empresas de fachada e da utilização de “laranjas”, com o objetivo de dissimular a origem ilícita dos valores.
Fonte: Radar1 com informações do metropoles
Imagens: Reprodução/ Internet




