Um vídeo em que Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apresenta sua formação acadêmica e trajetória profissional voltou a circular nas redes sociais após sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a ordem de prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, motivada por uma tentativa de fuga.
O conteúdo que voltou a viralizar é um recorte do depoimento de Silvinei Vasques à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, realizado em 2023. No trecho, o ex-diretor enumera qualificações acadêmicas, cursos internacionais e cargos ocupados ao longo da carreira.
De acordo com o registro apresentado no vídeo, Silvinei Vasques possui graduação em Ciências Econômicas (UFSC), Direito (Univali), Segurança Pública (Unisul) e Administração de Empresas (UDESC/ESAG). Também cursou MBA em Gestão Organizacional, além de especializações em Direito Penal, Segurança Pública e Transportes. Ele ainda concluiu mestrado em Administração, na Espanha, e doutorado em Direito, na Argentina.
Na área policial, participou de cursos internacionais, incluindo a Basic SWAT School, do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD), nos Estados Unidos. Entre os cargos ocupados, estão os de policial rodoviário federal entre 1995 e 2022, superintendente da PRF em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, além de diretor-geral da PRF entre 2021 e 2022. Ele também atuou como secretário municipal em São José (SC) e integrou conselho estadual no Rio de Janeiro.
A repercussão do vídeo ocorre em meio às recentes decisões judiciais envolvendo o ex-diretor e tem gerado ampla circulação do conteúdo nas plataformas digitais.
Fonte: Radar1 com informações do danuzioneto
Imagens: Reprodução/Internet





