O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (21/6), em pronunciamento oficial na Casa Branca, que os recentes ataques a instalações nucleares do Irã foram “precisos e estratégicos”. A declaração surge em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio, especialmente após o agravamento do conflito entre Irã e Israel.
Durante a fala, Trump afirmou que o Irã precisa optar pelo caminho da paz, sob risco de enfrentar novas ofensivas. “Se não o fizer, os ataques futuros serão muito maiores e muito mais fáceis. Isso não pode continuar. Ou haverá paz, ou haverá uma tragédia para o Irã, muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias”, disse o presidente em tom de advertência.
Segundo o governo norte-americano, três usinas nucleares iranianas foram bombardeadas pelas forças armadas dos EUA, sendo a principal delas a instalação de Fordow — considerada estratégica pelo alto nível de enriquecimento de urânio. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou a importância do local, que conta com cerca de 3 mil centrífugas em operação.
O pronunciamento foi feito ao lado de nomes importantes do alto escalão do governo norte-americano: o vice-presidente J.D. Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e o secretário de Defesa Pete Hegseth. A composição da comitiva destacou a gravidade do momento e reforçou a postura de firmeza dos EUA diante da crise.
Redação : Radar1
Imagens: Reprodução/Internet